Cada ponto de entrega, seja eletricidade ou gás natural, tem um código exclusivo que é atribuído pelo operadora da rede de distribuição.
Este código tem 20 dígitos e começa sempre por “PT” e tem de constar no seu contrato de eletricidade e de gás natural e é sempre o mesmo, independentemente do seu comercializador.
CPE - Codificação universal de instalações de energia elétrica ou código de ponto de entrega).
O CPE é o número que identifica a sua instalação elétrica.
O dígito a seguir ao PT é o zero (0) no caso da eletricidade.
Poderá encontrar este Código numa fatura de eletricidade, referente à sua instalação ou informando-se junto do Operador de Rede com o número do Contador e morada do local de fornecimento.
CUI - Codificação universal de instalações de gás
O CUI é o número que identifica a sua instalação de gás natural.
O digito a seguir ao PT é o 1 (um) no caso do gás.
Poderá encontrar este Código numa fatura de gás natural, referente à sua instalação ou informando-se junto do Operador de Rede com o número do Contador e morada do local de fornecimento.
A potência contratada é a potência máxima disponível, sendo escolhida pelo consumidor em função dos equipamentos elétricos que utiliza ao mesmo tempo.
Deve reduzir a potência contratada àquilo que são os hábitos de consumo da sua família.
A cada escalão de potência corresponde um preço específico na fatura.
Aumentar a potência contratada aumenta o custo da sua fatura de eletricidade.
O preço da potência contratada é um valor fixo que paga de acordo com o seu contrato de fornecimento de eletricidade e que paga em função do número de dias incluídos na fatura, mas não do consumo de energia.
Por um lado, o valor inclui a tarifa de acesso às redes, que é aprovada pela ERSE, e que aumenta com a potência contratada, por outro lado, o valor inclui também uma margem de comercialização que é diferente entre comercializadores.
A tarifa de acesso às redes aumenta com a potência contratada porque são necessários mais investimentos em redes elétricas quando as potências contratadas dos consumidores de eletricidade crescem.
A potência contratada é medida em VA (Volt-Ampere).
Existem 13 escalões de potência contratada em Baixa Tensão Normal (BTN), que vão de 1,15 kVA até 41,4 kVA.
Os escalões de potência mais frequentes em Portugal são 3,45 kVA e 6,9 kVA.
Mudar o escalão de potência é gratuito e pode ser feito o número de vezes que entender necessário.
Existe apenas uma única limitação: a potencia certificada no seu contador.
Para o efeito aconselhamos que faça uma simulação no site da ERSE relativamente à potência que na verdade necessita:
Em função da quantidade de gás natural consumido, é atribuído aos consumidores, um dos seguintes escalões:
Findos os primeiros 12 meses de contrato, e a partir daí anualmente, o operador da rede de distribuição verifica se o escalão de consumo escolhido é o adequado.
Sempre que, no final de cada ano, se registar uma alteração do escalão, o operador da rede de distribuição comunica-a ao fornecedor, que informa o consumidor.
O preço da eletricidade varia consoante a hora ou o dia da semana em que se consome.
Durante o dia, há mais procura e o preço da eletricidade sobe.
À noite e aos fins de semana, o preço desce com a redução da procura.
Existem três opções horárias para a faturação do consumo de eletricidade.
Para além da opção horária escolhida, o consumidor ligado a Baixa Tensão Normal (BTN) pode optar por:
A alteração da opção tarifária ou do período horário deve ser pedida ao fornecedor e não tem custos para o consumidor, mesmo que implique a deslocação de uma equipa técnica do operador da rede de distribuição para adaptar o contador.
Os consumidores devem ajustar a tarifa e o ciclo de contagem às suas necessidades, ao perfil de consumo das suas instalações e respetivos utilizadores, para que a distribuição do consumo tenha maior incidência nos períodos em que a eletricidade é mais barata e menor incidência nos períodos em que é mais cara, conforme a distribuição horária das tarifas e dos ciclos.
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