1. Tratamento de Dados (geral)
A JAFplus, na qualidade de comercializadora de eletricidade e de gás natural, é responsável pelo tratamento dos dados pessoais que obtenha no exercício da sua atividade, seja através de recolha direta, seja através da disponibilização que é feita pelos operadores de redes de distribuição, dos dados necessários à apresentação de ofertas por solicitação do Cliente, à gestão técnica e comercial dos contratos e ao cumprimento das obrigações legais, conforme resulta do enquadramento legal e regulamentar previsto para o setor elétrico e de gás natural.
A JAFplus compromete-se a:Dar um tratamento lícito, leal e transparente em relação ao titular dos dados; Recolher os dados para finalidades determinadas, explícitas e legítimas; Adequar e limitar a recolha de dados ao que é necessário relativamente às finalidades para as quais são tratados («minimização dos dados»); Atualizar os dados sempre que necessário; Conservar os dados apenas durante o período necessário para as finalidades para as quais são tratados («limitação da conservação»); Tratar CUIDAR os dados de uma forma que garanta a sua integridade, confidencialidade e segurança.
Este comunicado de privacidade e proteção de dados explica como a JAFplus usa a informação pessoal que recolhemos acerca de si, seja por telefone, seja quando usa o website www.jafplus.pt, propriedade da JAFplus.
2. Disposições legais aplicáveis
A Lei n.º 58/2019, de 8 de Agosto, assegura a execução, na ordem jurídica nacional, do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento e do Conselho, de 27 de Abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, por meios total ou parcialmente automatizados, bem como ao tratamento por meios não automatizados de dados pessoais contidos em ficheiros ou a eles destinados.
3. Definições de conceitos
Para melhor entendimento deste comunicado, definimos alguns conceitos:Cliente: pessoa que inicia ou mantém uma relação contratual com a JAFplus; Contrato: regula os termos e condições aplicáveis à contratação de qualquer produto ou serviço da JAFplus; Definição de perfis: qualquer forma de tratamento automatizado de dados pessoais que consista em utilizar esses dados para avaliar certos aspetos pessoais de uma pessoa singular, nomeadamente para analisar ou prever questões relacionados com o seu desempenho profissional, a sua situação económica, saúde, preferências pessoais, interesses, fiabilidade, comportamento, localização ou deslocações; Ficheiro: qualquer conjunto estruturado de dados pessoais, acessível segundo critérios específicos, quer seja centralizado, descentralizado ou repartido de modo funcional ou geográfico; Responsável pelo Tratamento: pessoa singular ou coletiva que, individualmente ou em conjunto com outros, define os fins e meios do tratamento; Subcontratante: pessoa ou empresa que trata dados pessoais por conta do Responsável pelo Tratamento; Terceiros: as pessoas singulares ou coletivas, as autoridade públicas, os serviços ou organismos que não sejam o titular dos dados, o responsável pelo tratamento, o subcontratante e as pessoas que, sob a autoridade direta do responsável pelo tratamento ou do subcontratante, estão autorizadas a tratar os dados pessoais.
Tratamento», uma operação ou um conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou sobre conjuntos de dados pessoais, por meios automatizados ou não automatizados, tais como a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, a comparação ou interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição;
4. Quem é responsável pelo Tratamento dos seus dados pessoais
O responsável pelo tratamento dos dados pessoais é a JAFplus, NIPC 513497706
Contatos do responsável de dados:Morada: Edifício SEDE Grupo JAF, Rua 13 de Maio, 4800-530 Guimarães, Portugal. Email: dop@jaf.com.pt Telefone: +351 253 722 425
5. Quais os dados pessoais que são tratados
São considerados dados pessoais toda a informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («titular dos dados»).
É considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social dessa pessoa singular.
6. Modo de aceder aos seus dados pessoais
Os dados são fornecidos pelo Cliente, de forma direta ou recolhidos no âmbito da relação contratual e pré-contratual.
Os dados são fornecidos pelo Cliente das seguintes formas:por solicitações do Cliente, por email, telefone ou carta, a fim de aferir as nossas ofertas; no próprio Contrato; fornecidos posteriormente durante a relação contratual, nomeadamente, o número de reclamações apresentadas, as ocorrências resolvidas ou em curso, os pedidos de contratação efetuados, as comunicações comerciais realizadas, o consumo histórico do ponto de fornecimento do qual é o usuário efetivo, o historial de faturação e os dados pessoais que possam resultar das suas visitas às páginas web da JAFplus, através do uso de “cookies”.
Apenas tratamos os dados pessoais que sejam estritamente necessários para as finalidades infra indicadas.
7. Finalidades do tratamento dos dados pessoais
Os dados pessoais obtidos serão tratados pela JAFplus de forma confidencial e utilizados exclusivamente para assegurar as seguintes finalidades:Gestão comercial e administrativa e acompanhamento pré contratual e contratual de fornecimento de energia e de outros serviços contratados no âmbito daqueles Antes de ser nosso Cliente para a celebração do contrato, nomeadamente os seguintes:confirmar a sua identidade; confirmar o CPE ou CUI; ligações a redes; Confirmar dados e locais de consumo; Outros de índole jurídico e administrativo. Após ser nosso Cliente para, nomeadamente os seguintes:Atendimento e tratamento de reclamações (incluindo os canais telefónicos, SMS e online); faturação e gestão de dívida; Leitura e disponibilização de dados, incluindo os dados recolhidos pelos contadores de medição inteligente (EMI), sob a forma de diagrama de carga; Anomalias no consumo; realizar comunicações informativas e inquéritos de satisfação; dados pessoais que possa ter incluído na área de Cliente, para lhe enviar recomendações para que possa melhorar/ ajustar os seus hábitos de consumo e poupança energéticas; Outros de índole jurídico e administrativo. Cumprimento das obrigações legais Cumprir qualquer obrigação legal, seja societária ou de regulação do mercado energético, nomeadamente as seguintes:gerir o processo de mudança de comercializador, junto do operador da rede; atribuir tarifa social; atribuir os apoios extraordinários derivados do COVD-19 e o benefício do IVA a 13%, nomeadamente a famílias numerosas; realizar os contatos necessários com o operador da rede para efeitos de faturação. Recolha de informação quando utiliza as nossas páginas web No website da JAFplus utilizamos cookies.Caso pretenda conhecer em detalhe como funciona esta tecnologia, poderá consultar a nossa página “Política de Cookies do website da JAFplus e respetivos domínios ”.Realizar comunicações comerciais sobre produtos e serviços, no interesse do Cliente e relacionados com o mercado de energia Poderá receber, através de qualquer meio de comunicação, informação sobre outros produtos similares aos que tenha contratado, nomeadamente sobre eficiência energética ou energias renováveis, por parte da JAFplus ou de empresas parceiras, que se ajustem às suas necessidades de consumo energético e que possam implicar diminuição da sua fatura, bem como informação sobre o mercado de energia, durante o período de vigência do contrato.Para tal, a JAFplus poderá analisar os seus dados pessoais com a finalidade de os utilizar para a elaboração de um perfil.No entanto, os seus dados só serão tratados para este fim se der o seu consentimento expresso e tendo-o dado pode a qualquer altura revoga-lo.
8. Legitimidade e licitude da JAFplus para tratar os seus dados
O tratamento dos dados pessoais só é lícito e legitimo se se verificar pelo menos uma das seguintes situações, dependentes da finalidade do mesmo.
9. Obrigações do Titular dos dados
O titular dos dados fica obrigado a comunicar à JAFplus qualquer modificação dos mesmos, sob pena de esta não se responsabilizar pelas consequências daí advenientes.
Se o titular dos dados entregar dados pessoais inexatos ou incompletos, a JAFplus pode ficar impossibilitada de prestar os serviços contratados de forma adequada.
O titular dos dados é responsável pela veracidade dos dados fornecidos à JAFplus.
10. Prazo para a conservação dos dados pessoais
Quanto aos casos em que tenha prestado o seu consentimento expresso para receber ofertas personalizadas, que possam ser do seu interesse, quando já não for Cliente da JAFplus, os dados pessoais do Cliente serão conservados até que retire o seu consentimento prestado.
Logo que esse período esteja concluído, os dados serão definitivamente suprimidos.
A partir do momento em que não sejam necessários para esta finalidade, os dados serão bloqueados durante o período legalmente previsto, tendo em conta que podem ser necessários para atender a reclamações ou elaborar defesas relativas a ações administrativas ou judiciais, entre outras.
Os dados pessoais do Cliente serão conservados durante o tempo estritamente necessário para a prestação dos serviços previstos no Contrato.
11. Informação partilhada por terceiros
A JAFplus pode partilhar os dados pessoais do Cliente com os seguintes terceiros:entidades subcontratante: para gerir o contrato, apenas para as finalidades descritas e durante o tempo estritamente necessário para a prossecução das mesmas. entidades parceiras, se o Cliente tiver dado autorização; entidades e organismos públicos, para cumprimentos das obrigações legais, incluindo, autoridade tributária, segurança social, tribunais, julgados de paz, centros de arbitragem de conflitos de consumo, operadores de rede, ERSE.
As entidades subcontratadas ficam sujeitas às obrigações de sigilo, de confidencialidade e de segurança no tratamento que decorre da presente informação.
12. Direitos do Cliente em relação ao tratamento dos dados pessoais
O Cliente tem os seguintes direitos para com a JAFplus em relação aos seus dados pessoais:
13. Medidas de Segurança
A JAFplus, responsável pelo tratamento de dados pessoais, aplica todas as medidas técnicas e organizativas que forem adequadas para assegurar e poder comprovar que o tratamento é realizado em conformidade com o presente regulamento.
Para o efeito desenvolve os melhores esforços para pôr em prática as medidas técnicas e organizativas adequadas para proteger a integridade e confidencialidade dos dados pessoais dos Clientes, nomeadamente, utilizando sistemas de segurança, regras e outros procedimentos com vista a impedir acessos não autorizados ou ilícitos, a perda, destruição ou danificação acidental dos dados pessoais dos Clientes, incluindo no website e nos contatos telefónicos.
No caso da recolha de dados através da rede aberta – internet, apesar dos esforços da JAFplus para proteger os seus dados pessoais, poderão os mesmos circular na rede sem condições de segurança, correndo o risco de serem vistos e utilizados por terceiros não autorizados.
Além disto, informamos que os seus dados poderão ser objecto de um processo de anonimização, caso em que serão substituídos por um identificador irreversível, que não poderá identificar o cliente.
Essas medidas são revistas e atualizadas consoante as necessidades.
14. Contactos do Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da JAFplus
A JAFplus nomeou um Encarregado de Proteção de Dados.
O encarregado da proteção de dados deve responder a qualquer questão colocada pelo Cliente relativa ao tratamento e à proteção dos seus dados pessoais.
Os contatos são os seguintes:Morada: Edifício SEDE Grupo JAF, Rua 13 de Maio, 4800-530 Guimarães, PortugalEmail: dop@jaf.com.pt
15. Modificações na Política de Privacidade
Sempre que a JAFplus atualize a presente Política de Privacidade, como consequência da realização de novos tratamentos de dados pessoais, informa devidamente os seus Clientes de tal atualização.
Contactos especializados
Linhas de apoio
Número Comercial
+351 253 722 425(9h - 12h, 13h30 - 18h | dias úteis)
Avarias
800 506 506 (disponível 24h por dia)
Leituras
800 507 507 (disponível 24h por dia)
Assis. Técnica e Contadores
218 100 100 (8h-22h)
comercial@jafplus.ptapoiocliente@jafplus.pt
O tratamento dos dados é feito de forma lícita, leal e transparente em relação ao titular dos dados