Consumidores podem poupar até 161 euros no mercado liberalizado de eletricidade



    A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos divulga, no Dia Mundial da Poupança, o Boletim de Ofertas Comerciais de Eletricidade do 3º trimestre de 2019 e um conjunto de dicas de poupança para os consumidores domésticos.

    O Boletim de Ofertas Comerciais de Eletricidade, relativo ao 3º trimestre de 2019, que a ERSE hoje divulga no âmbito do Dia Mundial da Poupança, conclui que existem poupanças significativas no mercado liberalizado (5,2 milhões de consumidores), comparativamente ao mercado regulado (cerca de 1 milhão de consumidores).

    A análise realizada, com base nas ofertas de eletricidade (apenas eletricidade) e nas ofertas duais (eletricidade e gás natural)1 e em três consumidores tipo, representativos do segmento residencial, estima poupanças anuais no contrato de eletricidade até 161 euros.

    Em termos relativos, as poupanças anuais no mercado liberalizado podem representar entre 5% a 7% face à oferta do mercado regulado.

    No 3.º trimestre de 2019 existiam 19 comercializadores com ofertas de eletricidade e seis comercializadores com ofertas duais.

    Os consumidores que ainda se encontram no mercado regulado, bem como os consumidores que já se mudaram para o mercado liberalizado devem manter-se informados sobre a eventual existência de ofertas comerciais mais vantajosas.

    O simulador de preços de energia da ERSE, que compara todas as ofertas comerciais disponíveis para os consumidores de eletricidade em Baixa Tensão Normal e de gás natural em Baixa Pressão em Portugal continental, atingiu já um total de cerca de 130 mil utilizadores e de 2,4 milhões de simulações.

    O inquérito realizado aos utilizadores do simulador revela que 56% encontraram preços mais baixos face ao seu contrato atual e, desses, 80% manifestaram intenção de mudar de comercializador.

    A ERSE recomenda que cada consumidor utilize um comparador de ofertas comerciais pelo menos uma vez por ano. Face ao calendário de aprovação das tarifas da ERSE, sugere-se a utilização do simulador de preços de energia da ERSE nos meses de janeiro, no caso da eletricidade e em outubro, para gás natural.

    Os consumidores devem ainda usar o simulador de potência contratada que lhes permite escolher a potência contratada adequada ao seu caso particular. A redução da potência pode gerar poupanças a partir de 22 euros anuais por cada escalão de potência contratada. Se o consumidor tiver informação sobre os preços dos escalões de potência contratada praticado pelo seu comercializador, poderá usar a calculadora disponibilizada pela ERSE, para calcular o impacto concreto na sua fatura. Desde o seu lançamento, em maio de 2019, o simulador de potência contratada atingiu um total de 22 mil utilizadores e de 84 mil simulações.

    A ERSE coloca ainda à disposição dos consumidores um conjunto de dicas de poupança que se encontram inseridas em desdobráveis (na página 3 e 4 deste comunicado) e que são divulgados junto de centros de arbitragem, associações de consumidores, serviços municipais de informação ao consumidor e outras entidades de promoção da literacia dos consumidores.

    Lisboa, 31 Outubro 2019

    Baseado nas ofertas disponíveis no simulador de preços de energia da ERSE durante a última semana de setembro de 2019.

    Fonte: https://www.erse.pt/media/odhlw1jq/t3-2019_boletimofertascomerciais-eletricidade_externo.pdf