Rotulagem de Energia Elétrica

A informação aqui apresentada pretende dar a conhecer as fontes de energia utilizadas para a produção da energia elétrica fornecida aos nossos clientes, bem bom os impactes ambientais associados, em cumprimento do estabelecido na Diretiva n.º 12/2018 da ERSE sobre rotulagem de energia elétrica.

De forma muito resumida podemos dizer que a energia elétrica provém de duas grandes fontes, Renováveis e Não Renováveis, sendo que dentro de cada fonte são utilizadas multiplas tecnologias para a produção de energia elétrica, com diferentes impactes para o ambiente.


  •  2016
  • 2017

Impacto Ambiental

A Produção de energia elétrica, mesmo utilizando fontes renováveis, como a eólica, hídrica ou fotovoltaica, provoca sempre impactes ambientais de várias ordens como sendo, o paisagistico, sonoro, com interferencias diretas na fauna e flora dos meios envolventes.

No entanto estes impactes são muito menos poluentes que as fontes não renováveis, que para além do impacte visual e sonoro, libertam uma grande quantidade de Emissões de Especificas, em concreto emissões de dióxido de carbono CO2 e resíduos radiativos de alta atividade RRAA, e que á semelhança da maioria das atividade Humanas, provocam um grande impacto negativo no ambiente.

Apresentamos as Emissões Especificas geradas em 2017, pela energia comercializada aos nossos clientes:

* FE CO2 (g/kWh) ** RRAA (μg/kWh)
409,89 18.41

* FE CO2 (g/kWh) – fator de emissão de dióxido de carbono

** RRAA (μg/kWh) – resíduos radioativos de alta atividade