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O que é o mercado livre?

Desde 1 de janeiro de 2013 tem a opção de mudar para um comercializador em mercado livre. Caso permaneça no mercado regulado continuará a ser abastecido pelo comercializador de último recurso com uma tarifa, fixada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que será sujeita a revisão trimestral.

Tenho que mudar para o mercado livre?

A partir de 1 de janeiro de 2013 tem um período transitório de 3 anos, até ao final de 2017 para mudar para um comercializador em mercado livre. Durante o período transitório os consumidores, caso permaneçam no mercado regulado, continuarão a ser abastecidos pelo comercializador de último recurso com uma tarifa transitória fixada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e que será sujeita a revisão trimestral.

Porque devo mudar para o mercado livre?

No mercado livre de energia atuam várias empresas fornecedoras em concorrência, o que permite ao consumidor a escolha de uma solução de fornecimento que considere mais adequada às suas necessidades. Como consumidor em mercado livre, tem a possibilidade de mudar de comercializador de energia a qualquer momento, sem qualquer custo associado ao processo de mudança.

Para mudar de comercializador é necessário mudar de contador?

Não, a mudança de comercializador não implica a mudança de contador. Apenas é necessário mudar o contador caso pretenda alterar a sua opção tarifária de simples para bi-horária ou tri-horária, e caso não possua um contador multitarifa já instalado.

Quem regula o mercado livre?

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) é a entidade responsável pela regulação dos setores do gás natural e da eletricidade, quer seja em mercado livre quer em mercado regulado. Na sua função de regulador, a ERSE desempenha funções de supervisão dos mercados, designadamente quanto à promoção da concorrência no setor e à defesa dos interesses dos consumidores de energia.

Quem presta a assistência no caso de existirem avarias?

Toda a assistência técnica continua a ser assegurada pelos operadores da rede de distribuição (ORD), independentemente do comercializador com quem tenha celebrado o seu contrato de energia. No caso da eletricidade, as avarias serão asseguradas pelo ORD da sua zona. Se for cliente JAFPLUS, pode consultar os contactos do operador de rede de distribuição na sua fatura.